Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

12/11/1998 - Campeonato Brasileiro (23ª rodada): Grêmio 4x2 Portuguesa


Grêmio ganha vaga de virada

O Grêmio pode até não conquistar o título brasileiro de 98. Seu torcedor, no entanto, tão cedo não esquecerá a vitória por 4 a 2 obtida ontem à tarde, no Olímpico, sobre a Portuguesa, garantindo a classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro. Depois de abrir o marcador no início do jogo, o time gaúcho permitiu a virada da Portuguesa. Quando tudo parecia perdido, Zé Alcino transformou-se no grande herói, dando o passe para o empate e marcando ele próprio os gols que garantiram a vaga. Domingo, o Grêmio joga a primeira partida contra o Corinthians, às 18h30min. Sem Rodrigo Mendes, que recebeu o terceiro cartão amarelo, mas, seguramente, com apoio de milhares de torcedores.

Aos 2 minutos, Itaqui cobrou escanteio da esquerda, o goleiro Fabiano se passou e Alexandre Chagas, incrivelmente, chutou sobre Augusto, fazendo a bola entrar. O Grêmio fazia 1 a 0 e antecipava uma tarde feliz. O placar poderia ser ampliado se o árbitro Luciano Almeida marcasse um pênalti claro sobre Itaqui.
No segundo tempo, a Portuguesa viraria o jogo em quatro minutos. Aos 16, Evair driblou Ronaldo Alves e deu a Evandro, que bateu rasteiro: 1 a 1. Aos 20, a zaga do Grêmio tentou fazer a linha do impedimento. Alexandre aproveitou para entrar livre e colocou a Portuguesa na frente. 

Mas Zé Alcino já estava em campo. Aos 26 minutos, ele cruzou da direita e Rodrigo Mendes empatou. Aos 42 minutos, Zé Alcino entrou pela direita, chutou sem muita força e fez 3 a 2. Já nos descontos, aos 47 minutos, quando o Grêmio só tratava de segurar o resultado, Tinga cruzou e Zé Alcino, entrando entre os zagueiros, completou o marcador.

Cacalo ironiza torcida colorada >  estilo explosivo e vibrante do presidente Luís Carlos Silveira Martins reapareceu ontem, logo após Zé Alcino fazer 3 a 2, quando ele se posicionou à beira do gramado para pedir, aos gritos, o final do jogo. Minutos depois, classificação assegurada, Cacalo conclamou a torcida a lotar o Olímpico: 'Sai da frente Corinthians, porque aqui em nossa casa, com essa torcida, vai dar Grêmio'. O que estava sufocado em razão do período de derrota e indefinição aflorou de repente. 'Respeitosamente, agradeço à torcida colorada que pedia para eu ficar. Eu fiquei e estou aqui, mais uma vez na frente deles. Só lamento que não haja um Gre-Nal para arrumar a casa, como eles diziam quando se sentiam por cima'.

Em meio à emoção da vitória, quando tudo parecia perdido, abraçado ao goleiro Danrlei, que chorava ao deixar o campo, Cacalo discursou: 'Existe um sentimento novo no Estado. É o gremismo, uma força que supera todas as adversidades. Quero ver agora alguém falar que existe torcida maior que a nossa'. Ao fundo, o volante Fabinho festejava: 'Milagre, milagre, milagre'.


GRÊMIO 4
PORTUGUESA 2
DANRLEI
FABIANO
WALMIR
ALEXANDRE CHAGAS
RONALDO ALVES
ÉMERSON
SCHEIDT
CÉSAR
ROGER
AUGUSTO
FABINHO
SIMÃO
OTACÍLIO
RICARDO LOPES (ALEX)
GOIANO (ZÉ ALCINO)
ALEXANDRE
ITAQUI (ROBERT)
EVANDRO (RICARDINHO)
RODRIGO MENDES
EVAIR (CESINHA)
ZÉ AFONSO (TINGA)
LEANDRO AMARAL
Téc.: CELSO ROTH
Téc.: CANDINHO



ÁRBITRO
PÚBLICO (RENDA)
LUCIANO ALMEIDA
9.567 (R$ 104.742,00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário