Escalações, dados, matérias detalhadas sobre as partidas do Grêmio completas a partir do ano 2000 | Matérias: Acervo digital do jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br) e outras retiradas da Internet

28/11/2004 - Campeonato Brasileiro (43ª rodada): Grêmio 3x3 Atlético-PR


Grêmio reage e emociona a torcida 

No jogo que confirmou o seu rebaixamento, o time gremista foi valente e saiu de campo aplaudido

Pouco antes das 18h de ontem, os jogadores do Grêmio atenderam ao pedido dos fotógrafos e posaram para uma foto. A imagem entrará para a história do clube como o registro da equipe que entrou em campo no jogo que decretou o rebaixamento para a Segundona. O empate em 3 a 3 com os paranaenses elimina qualquer chance de o time permanecer na série A. Por mais surpreendente que possa parecer, os torcedores fizeram festa ao final do confronto. Era a satisfação de quem, rebaixado, agarrou-se a uma reação heróica - o Grêmio chegou a estar perdendo por 3 a 0.


Os jogadores entraram em campo conscientes de que só uma vitória manteria o time na elite. Menos de meia hora depois, estava claro que a esperança acabara. O Atlético-PR fazia 2 a 0 e dominava o jogo por completo. A torcida não se irritou. Em silêncio, os torcedores encontravam forças para aplaudir as poucas tentativas da equipe. Em vez do desespero, bom humor. Mesmo com uma desvantagem de 3 a 1, ouviam-se gritos de 'olé' a cada troca de passes da equipe tricolor.


Bastaram dois minutos para o público ir ao êxtase no Colosso da Lagoa. Baloy e Cláudio Pitbull empataram o jogo e logo em seguida o árbitro Wágner Tardelli encerrou o confronto. O Grêmio estava rebaixado, tudo que mais temia desde 1991, quando caiu pela primeira vez. Era de se esperar que a frustração dominasse o ambiente. O que se viu foram desabafos de todos os lados. 'Um clube que paga em dia e que tem a grandeza do Grêmio não pode ser rebaixado. É difícil, a gente tem vontade de chorar, mas agora temos é que trabalhar. Desde a derrota para o Fluminense, as coisas ficaram difíceis', afirmou Cláudio Pitbull, emocionado.

Sentado ao lado do ex-presidente do Conselho Deliberativo Oly Fachin, Flávio Obino manteve o olhar para o nada, sem sequer piscar, durante quase três minutos no intervalo. Com a desvantagem de 2 a 0 naquele momento, o presidente antevia o rebaixamento - e o conseqüente fracasso de sua gestão, que no ano passado escapou do descenso apenas na última rodada. 'Não faço distinção entre vencedores e vencidos no clube. Foi importante a mostra que a torcida deu hoje, de estar presente na hora difícil', justificou o dirigente, depois de pedir desculpas à torcida pela ida para a Segunda Divisão.


No intervalo, Obino permaneceu impassível mesmo com as críticas dos torcedores. Os dirigentes assistiram à partida das cadeiras, sem uma separação física do restante da torcida. Um conselheiro gremista irritou-se com as provocações e passou a xingar um torcedor, antes de mostrar intenção em agredí-lo. Acabou contido pelo vice de administração e patrimônio, Marco Miranda, e teve sua atitude repreendida pelos demais dirigentes.
No final, Obino ainda encontrou forças para elogiar o começo do time e depois a surpreendente reação. 'É a prova de que temos um bom grupo', afirmou.

Por pouco, a esperança do Grêmio em escapar do rebaixamento não se transformou em um dos maiores vexames recentes do clube. A superioridade do Atlético-PR ontem à tarde, em Erechim, foi evidente no primeiro tempo e havia a sensação no Colosso da Lagoa de que haveria uma goleada. Os torcedores, porém, acabaram premiados com uma reação empolgante, que, se não serviu para manter o clube na elite do futebol nacional, ao menos fez a festa de mais de 8 mil gremistas.


 O primeiro tempo teve uma das piores atuações do Grêmio na temporada. facilitando para os paranaenses, que não tiveram dificuldade em abrir uma vantagem de 2 a 0. Dênis Marques, aos 22, e depois com Fernandinho, aos 27. A paciência da torcida suportou a atuação fraca, mas não a provocação de Felipe Melo, que, vaiado, colocou as mãos no ouvido sugerindo que nada ouvia. Acabou substituído e criticado pelo técnico. 


A goleada se tornou concreta aos 13 da etapa final, com novo gol de Fernandinho, desviando de cabeça. Aí o impensável ocorreu em Erechim. Roberto Santos descontou aos 25min. Aos 44, Baloy de cabeça fez 3 a 2. No último lance, Pitbull escorou de cabeça e igualou o marcador.



Grêmio 3
Atlético-PR 3
Márcio
Diego
George
Marinho (Igor)
Alex Xavier
Rogério Corrêa
Baloy
Marcão
Cristiano
Fernandinho
Cocito
Alan Bahia
Leanderson (Bruno Coutinho)
Fabiano (Pingo)
Felipe Melo (Luciano Santos)
Jadson
Anderson (Roberto Santos)
Ivan
Marcelinho
Dênis Marques (William)
Cláudio Pitbull
Washington
Téc.: Cláudio Duarte
Téc.: Levir Culpi


Árbitro
Público (Renda)
Estádio
Wágner Tardelli
9.467 (R$ 128.698,00)
Colosso da Lagoa


2 comentários: